No dia 17 de agosto, Joaçaba foi palco da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), evento que reuniu 70 equipes de diversas cidades de Santa Catarina. Com competidores de 6 a 19 anos, de escolas públicas e privadas, a competição foi um marco para o desenvolvimento tecnológico e educacional da região. As melhores equipes se classificaram para a etapa nacional, que ocorrerá em novembro, em Goiânia.
A competição se dividiu em duas modalidades práticas: Resgate e Artística. Na modalidade de Resgate, as equipes foram desafiadas a construir robôs autônomos capazes de superar obstáculos em pistas com diferentes níveis de dificuldade. O objetivo era realizar o resgate de forma eficiente, sem a intervenção humana, e vencer quem superasse o maior número de desafios.
Já na modalidade Artística, os participantes usaram a criatividade para integrar arte e tecnologia em apresentações inovadoras com robôs. Essa modalidade permitiu aos alunos expressar suas habilidades de forma lúdica e criativa, destacando a versatilidade do uso da robótica no ensino.
O evento, que visa desenvolver não apenas habilidades tecnológicas, mas também promover a autonomia, iniciativa e inovação entre os jovens, foi organizado pelo IFC Campus Luzerna, UNOESC e o Polo Inovale. Contou com o apoio e patrocínio de instituições como SESI, SENAI, SEBRAE, e empresas locais como ORDEMILK, SPECH, SINDIMEC, KAENG, ODEME, DIAMANTE, SMARTPIXEL, LOVATEL, JOAÇABA AÇO E FERRO, GRUPO SANCON e IRANI.
Com a participação de 250 competidores e mais de 100 espectadores, o evento consolidou-se como um importante encontro de inovação e tecnologia, destacando o potencial dos jovens catarinenses na robótica e na ciência.
FONTE: INOVALE
Inscrições abrem em 1o de novembro e seguem até 18 de janeiro de 2026 com meta para 6.000 inscritos
Entre os dias 12 e 18 de abril de 2026, o Polo Inovale, em parceria com a Viaggio Studio e a Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, realizará a Missão Itália
O Polo Inovale promoveu, em parceria com a SCL Contrade e com o apoio da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), a 1ª Missão Empresarial Internacional