Fundação / Habitats de Inovação / Núcleos de Inovação e Desenvolvimento
O NID terá um importante papel no município. Após a sua criação, objetiva-se a formação de agentes de inovação e desenvolvimento regional. Os agentes dos NIDs serão os catalisadores e disseminadores da inovação em seus municípios, nas empresas e organizações públicas, e farão também a interface com a entidade gestora do Polo INOVALE e os demais parceiros, para promover atividades integradas e articuladas em torno dos objetivos do Polo.
A criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) está prevista na Lei n. 10.973/2004 para instituições de ciência e tecnologia. Entretanto, entende-se que a criação de NITs nas empresas inovadoras ou potencialmente inovadoras é um importante mecanismo para o desenvolvimento e a difusão da inovação nas organizações. Na região de abrangência do Polo INOVALE, além da Unoesc, a empresa Celulose Irani S/A também constituiu o seu NIT.
Similar à meta de criação do NID nos municípios, o objetivo do NIT é o de gerenciar a política da inovação da empresa, bem como fazer a conexão com a entidade gestora e os demais parceiros do Polo. Projeta-se, portanto, por meio da Escola de Inovação do Polo INOVALE, a criação de núcleos de inovação tecnológica nos ambientes organizacionais de empresas com potencial para inovação, a partir da participação de seus representantes em cursos que abordam o tema NIT e a gestão da inovação.
Considerando a parceria do IEL/SC para o desenvolvimento do Polo, a partir do Núcleo de Gestão da Inovação (Nugin), pode-se contar com a experiência do IEL/SC para a execução desta meta. Inicialmente, estima-se um número aproximado de 10 empresas para a instalação de NITs, com prioridade para as associadas ao Polo. Nesse sentido, será oferecido um curso para a criação de NITs nas empresas, com um total de 30 vagas. Observa-se que nem todas as empresas participantes do curso instalarão um NIT, no entanto, terão a oportunidade de se capacitar na área de gestão da inovação.
A programação do curso para implantação de NITs nas empresas poderá seguir o modelo já trabalhado pelo IEL e/ou de acordo com o sistema nacional e estadual na inovação, que prevê três níveis: básico, intermediário e avançado. Cada nível terá, em média, 20 horas de duração. Os temas que serão abordados no curso abrangem desde noções conceituais da inovação até a gestão, captação de recursos, transferência e valoração da tecnologia e propriedade intelectual.
Da mesma forma que o NID, a partir do momento em que os representantes das empresas tenham participado do curso de criação e instalação do NIT, e considerando-se a incorporação deste em sua política de gestão, a empresa passa a figurar no Portal de Inovação com o seu NIT. O NIT da empresa será a referência para os gestores e demais setores na gestão da política de inovação empresarial, bem como para a entidade gestora do Polo e parceiros.