Polo Inovale

Fundação / Polo Inovale / Programas Estruturantes

Programas
Estruturantes

Os programas estruturantes do Polo Inovale são: Escola de Inovação; Centros Regionais de Desenvolvimento da Inovação e Habitats de Inovação.

Escola de Inovação

Escola de Inovação

Este programa estruturante pode ser considerado como a “mola” propulsora do desenvolvimento do Polo INOVALE e o “embrião” dos programas seguintes. A Escola de Inovação do Polo tem papel fundamental no desenvolvimento de capacidades organizacionais para a formação de líderes, empreendedores e gestores da inovação.

A Escola de Inovação do Polo INOVALE é um ambiente de aprendizagem, físico e virtual, e de preparação das pessoas e das organizações do Polo para a inovação.

As metas que fazem parte desse programa são: Criar Núcleos de Inovação e Desenvolvimento nos municípios; Criar Núcleos de Inovação Tecnológica nas organizações; Realizar Oficina do Empreendedor INOVALE;

Promover o acesso ao Portal INOVALE; Oferecer Assessorias: tecnológica, comercial, jurídica e de gestão; realizar Ciclo de Eventos de Inovação (de curta duração).

Centros de Desenvolvimento de Inovação

Centros de Desenvolvimento de Inovação

O segundo programa estruturante do Polo de Inovação trata da implementação de Centros Regionais de Desenvolvimento de Inovação.

Estes centros constituem a base para gerar inovação tecnológica e empreendimentos inovadores.

São formados por estruturas físicas de apoio, como laboratórios e instrumentos de pesquisas, e, sobretudo, por pessoas especializadas nas áreas de atuação do Polo INOVALE.

A implementação de Centros Regionais de Desenvolvimento de Inovação engloba três tipos de estruturas organizacionais, que se apresentam como metas: Implantar Centro de Inteligência Regional; Organizar Centro de Captação de Recursos; Organizar e estruturar Centros Tecnológicos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Habitats de Inovação

Habitats de Inovação

O terceiro programa estruturante do Plano de Desenvolvimento do Polo INOVALE é resultante da implementação efetiva e eficiente dos dois programas anteriores. Os Habitats de Inovação, conforme descrito anteriormente, são ambientes destinados a “hospedar” empreendimentos inovadores. A construção e/ou criação desses ambientes somente se justifica quando há empreendimentos com produtos, serviços, processos ou modelos de gestão e de marketing inovadores, que demandam estruturas e serviços de apoio à gestão e suporte científico e tecnológico.

Entre os principais habitats de inovação considerados, destacam-se os polos e parques tecnológicos e as incubadoras de empresas. As incubadoras, em geral, constituem-se no primeiro ambiente de inovação das novas empresas, e têm por objetivo auxiliá-las no desenvolvimento do seu negócio, principalmente, no início das operações. Após essa fase, que leva em média quatro anos, espera-se que a empresa incubada já apresente condições para “se graduar” e seguir seu caminho de forma mais autônoma no mercado.

Uma outra fase da incubação, que tem por base a realização de um estudo de viabilidade econômica e financeira de um novo empreendimento, conhecido também por Plano de Negócios (PN), é denominada de pré-incubação. Nesta fase, o empreendimento ainda não está constituído formalmente. A pré-incubação visa a avaliar a viabilidade de uma ideia inovadora, pesquisar mercados, desenvolver algum protótipo de um produto novo, além de contar com a assessoria e orientação de professores e pesquisadores. Algumas incubadoras atuam com todas as fases, passando pela pré-incubação, incubação e graduação. Nesta última, mesmo que a empresa não se encontre mais no ambiente da incubadora, ela ainda pode receber acompanhamento por meio de cursos e consultorias específicas.

Com a perspectiva de aumento do número de empresas graduadas e de iniciativas empreendedoras e inovadoras, pode-se buscar a implantação de condomínios empresariais de base tecnológica ou ainda de parques tecnológicos para integrar empreendimentos inovadores, incubadoras, centros de pesquisa, universidades e estruturas diversas.

A partir desse contexto, o Polo INOVALE se tem duas metas para o programa Habitats de Inovação: Consolidar a Pré-incubadora da Unoesc e Incubadora Tecnológica de Luzerna e Analisar a viabilidade de implantação de novas incubadoras na região.

Precisa de ajuda?