Uma parceria estratégica entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) e o Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (INOVALE) ampliará o acesso a recursos, negócios, oportunidades e desenvolvimento por meio da presença mais próxima do BRDE que inaugurou sua agência no Centro de Inovação INOVALE em Joaçaba na noite da sexta-feira (28 de novembro).
O momento especial e histórico teve a presença do governador do estado de Santa Catarina Jorginho Mello, além de autoridades locais, regionais e estaduais que prestigiaram este marco importante para o desenvolvimento regional. “Toda a região ganha com isso. Estamos felizes em entregarmos mais este importante empreendimento para o desenvolvimento aqui do nosso meio-oeste de Santa Catarina”, afirmou Jorginho Mello.
De acordo com o presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti, a iniciativa é estratégica para o desenvolvimento regional. “A chegada da unidade do BRDE e a parceria firmada com a ACIOC fortalecem o ambiente de negócios do Meio-Oeste. A iniciativa amplia o acesso a investimentos, fomenta inovação e favorece projetos estratégicos dos setores público e empresarial, o que consolida o Polo Inovale como ponto de articulação do desenvolvimento regional”, comentou em nota divulgada pela ACIOC.
“O BRDE está cada vez mais presente no interior de Santa Catarina para atender quem tem vontade e coragem de empreender, desde o pequeno produtor, o microempresário e as grandes instituições, por isso o banco chega para contribuir com o desenvolvimento de toda a região”, disse o vice-presidente e diretor de acompanhamento e recuperação de créditos do BRDE, Mauro Mariani.
Para o diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, a chegada do banco à região é uma demonstração de proximidade com os clientes e com o empreendedorismo local: “O BRDE quer aprofundar a sua presença em todas as regiões do Estado com o papel importante de apoiar e transformar Santa Catarina, seja no apoio ao agronegócio, ao sistema cooperativo ou as pequenas e médias empresas por meio do PRONAMPE, vamos contribuir cada vez mais com o crescimento regional”, disse.
No evento, o Hub ACIOC, que agora conta com apoio do BRDE, também foi reinaugurado, num espaço moderno e estruturado para empreendedores, profissionais e instituições, além de proporcionar conexões, atividades colaborativas e diferentes modalidades de uso, para atender demandas de quem busca flexibilidade e infraestrutura adequada.
Para o prefeito de Joaçaba Vilson Sartori, a chegada do BRDE reforça o apoio ao desenvolvimento da região. “Recebemos o BRDE com muita alegria, pois é um banco referência para aqueles que buscam empreender, agradecemos ao BRDE por ter escolhido Joaçaba para atender toda a nossa macrorregião, para nós é motivo de orgulho”, afirmou.
Além de Joaçaba e região, o novo escritório vai atender pelo menos 65 municípios da macrorregião, entre eles Lages, Curitibanos, Campos Novos, Ponte Alta, Lebon Régis, Caçador, Santa Cecília e Videira.
A cerimônia de lançamento do novo escritório do BRDE ocorreu na noite de sexta feira (28) e contou também com as presenças do superintendente da agência Florianópolis do BRDE, Marcone Souza Melo, do gerente de planejamento Olavo Gavioli, do gerente de operações Felipe Castro do Couto, do gerente do novo escritório Joaçaba, Lucas Alberti Vertuan e dos gerentes regionais Paulo Antoniollo (Oeste), Nivaldo Presalino (Norte) e Ricardo Faria (Sul e Vale do Itajaí), além de convidados e demais lideranças regionais.
Com informações da Assessoria de Comunicação da ACIOC.
Foto: Ricardo Trida / SECOM.
Na noite desta terça-feira, 02 de dezembro de 2025, o Centro de Inovação Polo Inovale foi palco de um momento marcante: o Protocolo de Encerramento dos Programas Cyber Maker V e Cyber Dev.
Na manhã desta quarta-feira, Lacerdópolis deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento de seu ecossistema de inovação ao realizar o Talk Show sobre Inovação e Empreendedorismo, uma iniciativa conjunta do Polo Inovale e da Prefeitura de Lacerdópolis
Inscrições abrem em 1o de novembro e seguem até 18 de janeiro de 2026 com meta para 6.000 inscritos