O maior programa de formação gratuita em tecnologia de Santa Catarina está prestes a abrir as inscrições para sua edição mais abrangente até hoje. O Jovem Programador 2026, promovido pelo SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de SC) em parceria com o SENAC/SC, oferecerá 1.260 vagas gratuitas para jovens a partir de 16 anos interessados em iniciar uma carreira na área de TI.
Inscrições a partir de 1o de novembro
As inscrições iniciam no sábado, dia 01 de novembro de 2025 e seguem até 18 de janeiro de 2026, por meio do site oficial www.jovemprogramador.com.br O processo é totalmente gratuito e simples. Podem participar pessoas que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio, inclusive quem já é formado ou busca transição de carreira.
Curso gratuito, híbrido e com foco em empregabilidade
O programa é 100% gratuito* (por meio do Programa Senac de Gratuidade PSG), com aulas híbridas (online e presenciais), ministradas por profissionais experientes e com forte conexão com o mercado. Os participantes aprendem desde os conceitos básicos de lógica e programação até o desenvolvimento de projetos e desafios práticos, como o Hackathon.
Ao final do curso, recebem certificação reconhecida e têm acesso a uma rede de empresas parceiras interessadas em contratar novos talentos.
23 cidades participantes em todo o estado
Com o objetivo de descentralizar o acesso à formação em tecnologia, o Jovem Programador estará presente em 23 cidades de Santa Catarina, sendo elas:
Araranguá, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira, Xanxerê
Inclusão e diversidade: vagas para públicos prioritários
Reforçando seu compromisso com a inclusão, o programa 2026 contará com cotas para pessoas com deficiência (PCDs) e, pela primeira vez, uma turma exclusiva para ulheres na cidade de Palhoça, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento de talentos femininos na área de TI.
Patrocinadores e apoiadores fortalecem o ecossistema
O Jovem Programador 2026 conta com o apoio institucional de entidades que impulsionam a inovação em SC, como Acate, Sesc, AmurelTec, CIB Centro de Inovação Blumenau, Communitech, Gene Conecta, Inovale Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, Novale Hub, CollabTech (Seinflo), Orion Parque Tecnológico, SOMAR Sociedade Maçônica Regional Vale Europeu e Fundação CITeB.
Além disso, empresas de todo o estado se unem como patrocinadoras da iniciativa, apostando na formação de novos talentos: BST Sistemas, DG Sys, Clube Associados, HartSystem, Senior, Dev10, CB Sistemas, KLab, ADM Sistemas, DataInfo, WebPrev, DataRunk, WK, Mobuss, Cloud Park, Teclógica, NDD, Ap Controle, Radek, Exímio, Softplan e LoQQuei by AMB.
Tecnologia em expansão: um mercado de portas abertas
De acordo com pesquisa realizada pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o setor de tecnologia de Santa Catarina segue em crescimento acelerado e projeta a geração de quase 100 mil vagas até 2027. Programas como o Jovem Programador atuam diretamente na formação dessa mão de obra especializada e pronta para atender às demandas do ecossistema de inovação.
Mais informações
Todas as informações sobre o processo seletivo, regulamento e formulário de inscrição estarão disponíveis a partir de 01/11 no site oficial: https://jovemprogramador.com.br
Contato para Imprensa:
Fernando Neves
Assessor de Comunicação – SEPROSC
📧 marketing@seprosc.com.br | 📲 (47) 99954-6724
-------------------------------------------------
Sobre o Programa Jovem Programador
Criado em 2021 pelo SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina) e realizado em parceria com o SENAC/SC, o Programa Jovem Programador já alcançou 19.309 inscritos, com 126 turmas e 4.100 vagas disponibilizadas desde sua criação.
A iniciativa do SEPROSC, em parceria com o SENAC/SC, tem como objetivo qualificar gratuitamente jovens e adultos para ingressar no mercado de TI, um dos que mais crescem no estado. Por meio do Programa SENAC de Gratuidade (PSG), o Jovem Programador garante acesso gratuito à formação para aqueles que atendem aos critérios estabelecidos, democratizando ainda mais o ensino de tecnologia.
Um dos maiores investimentos em formação tecnológica do país
Desde sua criação, o Jovem Programador mobiliza um dos maiores investimentos privados em formação tecnológica do Brasil. Até o final de 2025, o programa terá recebido aproximadamente R$ 24 milhões em investimentos por meio do Programa SENAC de Gratuidade (PSG), garantindo que 98% dos alunos participem gratuitamente. Além disso, recursos próprios do SEPROSC e o apoio de patrocinadores foram fundamentais para viabilizar a expansão e o impacto social do programa, que oferece infraestrutura completa para formação de jovens, inclusive para aqueles que não possuem acesso à tecnologia em casa.
Impacto
Em quatro edições anteriores, o programa já impactou milhares de jovens, acumulando números expressivos:
- 2021: 3.174 inscritos, 19 turmas, 611 vagas em 13 cidades
- 2022: 3.169 inscritos, 20 turmas, 601 vagas em 17 cidades
- 2023: 4.011 inscritos, 21 turmas, 730 vagas em 19 cidades
- 2024: 4.381 inscritos, 31 turmas, 1.024 vagas em 21 cidades
- 2025: 4.611 inscritos, 35 turmas, 1.217 vagas em 23 cidades
O Jovem Programador reforça o posicionamento de Santa Catarina como um polo tecnológico em ascensão.
Como Funciona o Programa?
O Jovem Programador combina teoria e prática com aulas híbridas (online e presenciais) em uma jornada estruturada para preparar profissionais com habilidades reais e certificação reconhecida. Ao final do programa, os participantes obtêm uma certificação amplamente valorizada no mercado e reconhecida nacionalmente e têm a oportunidade de se conectar com empresas parceiras em busca de novos talentos.
Etapas do Programa:
● Workshop: Conceitos e Lógica (3h30min)
● Programador de Sistemas (200h)
● Desenvolvimento Web com IA (240h)
● Hackathon Final, um desafio prático para aplicar o conhecimento adquirido.
Quem pode participar
O Jovem Programador é destinado a pessoas a partir de 16 anos com ensino médio completo ou cursando. Lembrando que o PJP é gratuito para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Entre os dias 12 e 18 de abril de 2026, o Polo Inovale, em parceria com a Viaggio Studio e a Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, realizará a Missão Itália
O Polo Inovale promoveu, em parceria com a SCL Contrade e com o apoio da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), a 1ª Missão Empresarial Internacional
Na última sexta-feira (10), o Centro de Inovação Polo Inovale participou de uma ação especial em comemoração ao Dia das Crianças no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em parceria com o Projeto Gira e o curso de Medicina da Unoesc.